segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Ciclovia é uma palavra mágica para quem não usa a bicicleta
Assim começa o ótimo texto Ciclovia não são necessariamente boas, postado no blog Transporte Humano. Boa leitura.
domingo, 7 de novembro de 2010
Danos invisíveis do tráfego pesado
Esse é o tema do filme:
Vi a postagem primeiro no blog Fragmentos do Cotidiano. De lá visitei o portal StreetFilms e encontrei material muito bom. Recomendo.
Vi a postagem primeiro no blog Fragmentos do Cotidiano. De lá visitei o portal StreetFilms e encontrei material muito bom. Recomendo.
domingo, 24 de outubro de 2010
Hans Monderman e a segurança sem sinalização
Meu amigo Rudel Trindade divulgou em mensagem uma nota muito interessante no portal VC no Trânsito.
Acho fascinante a ideia de Hans Monderman. E os resultados alcançados ainda mais. Há muito material por aí na internet sobre o conceito de Shared Space. Mas deixo aqui apenas uma amostra: os links para uma sequência de 10 filminhos de Monderman no YouTube. Vale a pena!
- http://www.youtube.com/watch?v=Xo3KWHqmDhA
- http://www.youtube.com/watch?v=elzJoOV_5tI
- http://www.youtube.com/watch?v=nGCE6vI5j68
- http://www.youtube.com/watch?v=Q47umjW7GfE
- http://www.youtube.com/watch?v=L39gNtsaZfI
- http://www.youtube.com/watch?v=H2-8cYxMyrk
- http://www.youtube.com/watch?v=YOXZHkXFig0
- http://www.youtube.com/watch?v=aN5N9w6LsXc
- http://www.youtube.com/watch?v=HNpQJ3A549M
- http://www.youtube.com/watch?v=DpTfpfbh0L8
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Pobres dos pedestres...
Mais uma vez, na mesma área (agora na SQN 406), o serviço de parques e jardins do Governo do Distrito Federal dá mostras de que está pouco ligando para os pedestres. Como no dia 24 de agosto, foi meu filho que flagrou:
O caminhão branco está atravessado em cima do passeio para pedestres. À esquerda na foto, os galhos podados estão empilhados também sobre o passeio. O que será que aconteceria se apenas uma das três faixas para o tráfego veicular tivesse sido obstruída assim?
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
UnB no DIA SEM CARRO
A Universidade de Brasília marcará o DIA SEM CARRO com a seguinte atividade:
22 DE SETEMBRO
UnB no DIA SEM CARRO
Local: Auditório da Reitoria
Programação:
9h00 – Mesa de Abertura:
PARTICIPAÇÃO DO REITOR, PROF. JOSÉ GERALDO
9h00 – Mesa Redonda:
MOBILIDADE SUSTENTÁVEL NA UnB
- O Plano de Circulação para o Campus Darcy Ribeiro: José Augusto Abreu Sá Fortes (Professor do Programa de Pós-Graduação em Transportes)
- A institucionalização do Projeto Bicicleta Livre: Yuriê Batista César (Membro do Projeto Bicicleta Livre)
- A mobilidade no Plano de Obras da UnB: Pedro Murrieta dos Santos Neto (Decano de Administração)
14h30 – Debate:
A MOBILIDADE URBANA COMO DIREITO SOCIAL
- Expositor: Lúcio Gregori (Ex-Secretário Municipal de Transportes de S. Paulo)
- Debatedores: João Alencar Oliveira Jr. (Ministério das Cidades), Nazareno S. Afonso (Associação Nacional dos Transportes Públicos), Paulo Henrique (Paíque) Santarém (Movimento Passe Livre – DF)
PROMOÇÃO: DECANATO DE ASSUNTOS COMUNITARIOS
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Saudade da bicicleta
Meu amigo David Duarte Lima enviou a seguinte notícia, em mensagem cujo assunto era "saudade da bicicleta":
FOCO
Congestionamento chinês se arrasta por dez dias e 100 km
FOCO
Congestionamento chinês se arrasta por dez dias e 100 km
DA ASSOCIATED PRESS
Um congestionamento maciço no norte da China completou ontem dez dias consecutivos, em decorrência de obras na estrada que só devem ser finalizadas em 17 de setembro.
Segundo a mídia local, até ontem, o trânsito paralisado entre Pequim e Zhangjiakou alcançara 100 km de extensão (a distância entre São Paulo e Campinas). Os carros avançavam só 1 km por dia.
Alguns estão presos há cinco dias. Os motoristas passam o tempo dormindo, caminhando pela estrada, jogando cartas e xadrez.
A paralisação abriu oportunidades de negócios para os moradores, que vendem alimentos e água por preços até dez vezes mais altos.
O congestionamento começou no dia 14, em parte do sistema que liga Pequim ao Tibete. O fluxo de veículos ali cresce 40% ao ano, por conta de grandes minas de carvão descobertas na região.
As estradas chinesas estão cada vez mais sobrecarregadas, em razão do crescimento do país, do boom de vendas de carros e do trânsito de caminhões.
terça-feira, 24 de agosto de 2010
Ainda a lenha
As fotos abaixo foram feitas ontem de manhã pelo meu filho, a caminho do colégio. Mais de uma semana depois do primeiro flagrante, o monte de lenha continuava sobre a calçada da SQN 405, à beira da via L2.
Além do descaso do poder público, chama a atenção a naturalização desse dessa situação de abandono. Posso estar muito enganado, mas creio que quase todo mundo aceita esse desrespeito aos pedestres, principalmente pessoas idosas, deficientes visuais ou com qualquer outra restrição à mobilidade, sem maior indignação.
Mas tenho certeza que seria diferente se a lenha estivesse no asfalto, mesmo que não obstruísse completamente uma via veicular. Aposto que bastaria um estreitamento para o caso estar nos programas de televisão.
Mas tenho certeza que seria diferente se a lenha estivesse no asfalto, mesmo que não obstruísse completamente uma via veicular. Aposto que bastaria um estreitamento para o caso estar nos programas de televisão.
Assinar:
Postagens (Atom)