quinta-feira, 9 de julho de 2009

Tudo que é sólido se desmancha... na terra


Outro dia, Víctor Pavarino comentou aqui a iniciativa de construir o que lhe pareceu que viria a ser "uma calçada bem feita". Sem dúvida, uma calçada onde não havia nenhuma merece ser festejada. Quanto a ser bem feita, há controvérsias. Como se pode perceber na foto abaixo, o concreto é lançado direto sobre o solo, e sem qualquer armadura.


Resultado: o revestimento em concreto fica frágil, quebradiço. Exagero? Estou falando isso por mero espírito de porco? Será que é só para fazer a alegria de pobre durar ainda menos que pouco? Lamento, mas a próxima foto mostra que não é nada disso.


Comentei isso em um seminário nesta manhã, no qual a mestranda discutia os efeitos dos revestimentos de calçadas em termos de vibrações sentidas em carrinhos de bebê. Aí, meu colega de banca me chamou a atenção para o fato de que, naquelas calçadas, pelo menos o solo era compactado antes do lançamento do concreto; as calçadas recentemente construídas dentro do Campus Darcy Ribeiro, da UnB, não tiveram sequer isso e a massa foi lançada sobre o solo natural. Pobres de nós...

Um comentário:

Victor Pavarino disse...

Não se pode elogiar...
E lá vem esses pedestres reclamões. Já nã basta ter calaçada. Tem que ser boa também?...(rs)